Compartilhe!
No dia 17 de setembro, o CETI Mundim Ferraz, no bairro Santa Maria da Codipi, recebeu a primeira oficina de graffiti do Projeto Grafi-The, iniciativa cultural da Editora Lestu, aprovada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB 2024). Ministrada por Eduardo Alemão, do coletivo VDC (Vai Dar Certo), a atividade reuniu estudantes em um mergulho teórico e prático na arte urbana.
Entre os conteúdos trabalhados estavam a história do graffiti, seus estilos e técnicas, além de reflexões sobre legislação, impacto social e identidade cultural. Os jovens experimentaram desde a criação de conceitos no papel até a transposição para o muro, utilizando sprays, estênceis e recursos de composição.
O ponto alto foi a produção de uma obra coletiva, que será apresentada nas mostras itinerantes do Grafi-The. Mais do que estética, trata-se de arte como expressão pública, educação crítica e cidadania cultural.
No dia 20 de setembro, o CETI Prof. Antônio Tarciso Pereira e Silva, no bairro Vale Quem Tem, recebeu a segunda oficina de graffiti do Projeto Grafi-The, iniciativa cultural da Editora Lestu, aprovada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB 2024). A atividade foi conduzida por Eduardo Alemão, do coletivo VDC (Vai Dar Certo), e pelo artista Saná Costa, reunindo estudantes em um mergulho criativo e crítico na arte urbana.
A oficina contou com a participação marcante de turmas do SESI, que pretendem usar o graffiti como linguagem para reinterpretar duas obras de Shakespeare, Otelo e Macbeth. Na oficina, os alunos exploraram lettering em estilo bomb com lápis de cor e cera, praticaram sombras e coloração, e aprenderam técnicas de stencil para produções em grande escala.
O encerramento foi marcado por um painel coletivo, combinando tinta látex, spray e stencil, reafirmando o graffiti como prática de cidadania cultural.
No dia 1 de outubro de 2025, o CETI Júlia Nunes, no bairro Dirceu Arcoverde, recebeu a terceira oficina de graffiti do Projeto Grafi-The, iniciativa cultural da Editora Lestu, aprovada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB 2024). A atividade foi conduzida por Eduardo Alemão, do coletivo VDC (Vai Dar Certo), e pelo artista Saná Costa.
Na oficina, os alunos exploraram lettering em estilo bomb com lápis de cor e cera, praticaram sombras e coloração, e aprenderam técnicas de stencil para produções em grande escala. O encerramento foi marcado por um painel coletivo, combinando tinta látex, spray e stencil, reafirmando o graffiti como prática de cidadania cultural.
Leia a notícia e veja a galeria de fotos da oficina no CETI Julia Nunes

O Grafi-The, projeto cultural da Editora Lestu, aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB 2024), realizou a sua quarta oficina na Unidade Escolar Professora Osmarina, no bairro Angelim, no dia 13 de outubro de 2025.
A oficina, conduzida pelos artistas Eduardo Alemão, do coletivo VDC (Vai Dar Certo), e Saná Costa, ambos reconhecidos por sua atuação no cenário piauiense, reuniu estudantes, professores e membros da comunidade em uma imersão sobre as múltiplas dimensões da arte urbana. Em um clima de troca e curiosidade, os participantes refletiram sobre o papel do graffiti como linguagem artística, social e política, capaz de aproximar diferentes gerações e de transformar o espaço escolar em território de criação.
Leia a matéria e confira a galeria de imagens da Oficina na U.E. Professora Osmarina
No Bairro Mocambinho, zona norte de Teresina, a Oficina de Graffiti do Projeto Grafi-The será realizada no dia 11 de outubro, das 8h às 17h, na Unidade Escolar Felismino Freitas (Próximo à avenida Santa Joana D’Arc, Confluência entre os Setores A e B, Superior Norte, Mocambinho I, Teresina, PI, 64003-000).
Acesse os conteúdos da oficina