Search
Close this search box.
EnglishPortugueseSpanish
Search
Close this search box.
EnglishPortugueseSpanish

LANÇAMENTO

“Reabilitação: Teoria e Prática” será lançado dia 17 de agosto, no auditório CEIR

Será lançada, dia 17 de agosto/2022, a coletânea científica “Reabilitação: Teoria e Prática” (Lestu, 2022), que reúne produções acadêmicas e científicas sobre o trabalho realizado pelo Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). A obra será lançada para a comunidade no Auditório da instituição (Avenida Higino Cunha, nº 1515, bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina – Piauí), às 16h.
Trata-se de uma obra robusta e inovadora. Com 52 capítulos que discutem, não apenas os cuidados necessários às pessoas com deficiência e o devido envolvimento das famílias no processo. Repositório fundamental de teorias, práticas e experiências das diferentes áreas profissionais que devem atuar conjuntamente, a obra é um trabalho coletivo. Traz o trabalho de reabilitação como ação coletiva, envolvendo médicos, fisioterapeutas, psicológicos, assistentes sociais, nutricionistas, e demais áreas profissionais, atuam juntos, combinando teorias e técnicas num processo contínuo e coordenado.
Além de trazer trabalhos científicos de especialistas das mais diversas áreas, a obra pretende fornecer reflexões e orientações necessárias a todos os profissionais envolvidos nos processos de tratamento e na reabilitação de pessoas com deficiência, abordando aspectos relevantes para a prática clínica, bem como as estratégias de cuidado em reabilitação, fundamentado por conceitos teóricos e acúmulos de experiências profissionais ao longo de quase 15 anos de existência.
Os protocolos utilizados pela instituição estão na base dos procedimentos descritos e se constitui em um precioso acervo de conhecimentos e de práticas na reabilitação da pessoa com deficiência, a partir de diferentes realidades.

OBRA REÚNE PESQUISAS DAS DIVERSAS ÁREAS DA REABILITAÇÃO HUMANA

A obra é dividida em 5 partes, cada uma com capítulos organizados de forma consistente para facilitar a localização das informações. Ricamente ilustrado, cada capítulo possui um corpo teórico, com diretrizes claras, exemplos e práticas que incluem temas como ortopedia e neurologia, garantindo uma compreensão abrangente da reabilitação apoiada pelas pesquisas clínicas mais recentes.
O livro também é uma ferramenta de inclusão de pessoas que, historicamente, foram “invisíveis”, mas que são, e sempre foram, as mais importantes. “Por isso, fizemos questão que, desde o início da construção, tivesse as suas percepções manifestadas sobre a importância da ciência para o cuidado das pessoas com deficiência e o que representa o CEIR em suas vidas, pois entendemos que não é possível dar notoriedade ao debate teórico e prático sobre reabilitação, sem o envolvimento e participação de todos, por isso nada sobre as pessoas com deficiência, sem as pessoas com deficiência”, dizem os organizadores da coletânea, Dr. Leonardo Halley Carvalho Pimentel e Profa. Dra. Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger.

ORGANIZADORES FALAM DA IMPORTÂNCIA DA OBRA

Para a profa. Profa. Dra. Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger, a obra é um marco na reabilitação no Estado do Piauí, pois reflete os olhares, ações, práticas, referenciais teóricos, adotados por profissionais que se empenham dia a dia em suas práticas para levar a melhor técnica, conduta, expertise nos processos de cuidados em reabilitação. “Também é divisor de águas, uma vez que abre para outros profissionais, não só do Piauí, mas de todo Brasil, a oportunidade de trocas de aprendizagens, experiências e práticas vivenciadas em um centro de reabilitação. No âmbito da gestão, e a partir dos apontamentos da obra, é possível vislumbrar mais serviços e políticas públicas. Foi um desafio a construção da obra, em engrenar várias mãos em um só propósito – e o fruto está posto”, disse.

Para o Dr. Leonardo Halley, a obra “Reabilitação: Teoria e Prática” cumpre com o objetivo de apresentar, de forma mais clara para os profissionais de saúde, estudantes e a todos os interessados, o trabalho realizado pelo centro nessa área da saúde . “O intuito não é dar definições e, muito menos, esgotar o assunto, mas, sim, chamar atenção da sociedade e abrir discussão sobre as pessoas com deficiências e o que se pode fazer por e para elas. Esperamos que o livro seja um meio para se descobrir novas possibilidades, pois compartilhando conhecimento, sempre crescemos, sempre melhoramos e sempre aprendemos”, explica.

TRABALHO DO CEIR TRAZ SENTIDO À OBRA “REABILITAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA”

A obra também ressalta a importância do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) para o trabalho de reabilitação. Criado em 2008 e gerenciado pela Associação Reabilitar, o CEIR hoje é uma referência de excelência no atendimento de pessoas com deficiência no Brasil. A obra foi construída inicialmente para mostrar o trabalho realizado pelos profissionais do CEIR, que acumulam experiências, desafios e oportunidades desenvolvidas no processo de reabilitação a partir de diferentes realidades, inovando dentro da perspectiva de reabilitação no Estado do Piauí, uma vez que esse foi o primeiro Centro com essa envergadura de trabalho realizada no Estado. O apoio indispensável para a publicação veio do Presidente da Associação Reabilitar, Benjamim Pessoa Vale, e dos superintendentes Francisco José Alencar, Aderson Luz Carvalho, Walter de Sousa Oliveira.

OUTROS POSTS

A EDITORA

LIVRARIA

PERIÓDICOS

A LESTU

Editora especializada em publicações acadêmicas, a Lestu integra a comunidade de ciência aberta. Nossos livros
acadêmicos são publicados sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY)