“Estações da Vida”, livro de estreia na literatura, do professor, acadêmico e gestor universitário Alisson Dias Gomes, é um mergulho na condição humana. A obra, dividida em quatro partes, traz quatro estados emocionais, mentais, diferentes humores e sensações.
O livro, que está em fase de pré-lançamento pela Editora Lestu (SP), traz uma seleção de crônicas publicadas semanalmente no Jornal O Dia.
Segundo o autor, escrever “Estações da Vida” representa deixar “um legado, colocar para fora um pouco (ou muito) daquilo que me representa, me toca, me sensibiliza, me angustia, me inquieta, me atravessa e me faz ter a certeza de que a escrita me liberta e me permite ser quem sou”.
O autor é jornalista de formação, e atuou durante um bom tempo na imprensa. As crônicas são um gênero consagrado do jornalismo. Mas, em sua experiência, trata-se de um exercício de literatura também, já que muitos personagens de suas crônicas não existem de fato; são inspirados em pessoas que ele conheceu ou convive. “Atrevo-me a me posicionar sobre temas sutis ou espinhosos, expondo-me de corpo e de alma ou tão somente dando vazão à imaginação por meio de estórias, tecendo capítulos, agora em fase de agrupamento, para plasmar retratos de uma época feitos por uma ótica bem particular de quem está quase sempre aberto a aprender e a ressignificar”.
Estações da Vida reúne 60 crônicas
Além de registrar viagens inesquecíveis, as reuniões festivas com amigos, o autor permite-se experimentar novas sensações, algo que deseja compartilhar com o leitor. “Estou convencido de que reunir 60 textos neste livro significa revisitar capítulos especiais das minhas quatro estações. Tudo livre e criado (ou recriado) para simbolizar a contemporaneidade”, diz ele.
“Estações da Vida” é um projeto ambicioso. O autor, que continua publicando crônicas semanalmente, não pretende parar. Seu ingresso no campo literário guarda o desejo de seguir em frente, e talvez, no futuro, publicar contos e romances.
LANÇAMENTO: Dia 31 de agosto/23, às 19h, no hall do auditório Clovis Melo, anexo II do Centro Universitário Santo Agostinho. Mapa
Nessa oportunidade, o exemplar poderá ser adquirido e entregue autografado pelo autor.