A coletânea científica “Reabilitação: Teoria e Prática” (Lestu, 2022), que reúne produções acadêmicas e científicas sobre a medicina de reabilitação, foi lançada no último dia 17 de agosto, no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir).
Obra de referência, “Reabilitação: Teoria e Prática” possui 52 capítulos, distribuídos em cinco partes temáticas. Mais de cem autores, especialistas das mais diversas áreas, trazem relatos de práticas, reflexões e orientações sobre os processos de tratamento e reabilitação de pessoas com os mais diferentes tipos de deficiência. O livro também apresenta os protocolos, conhecimentos e práticas aplicadas no CEIR ao longo de quase 15 anos.
“Reabilitação: Teoria e Prática” tem como organizadores a assistente social, profa. Dra. Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger, e o médico Leonardo Halley Carvalho Pimentel. A obra foi lançada em dois formatos: o digital, disponível na versão FlipBook, com 700 páginas, e o formato impresso, com quase 600 páginas. Cada capítulo contou com um identificador DOI, padrão numérico internacional que serve para identificar, com segurança, as publicações digitais.
No lançamento, gestores, organizadores e autores, especialistas das mais diversas áreas do conhecimento, lotaram o auditório do CEIR. Em sua fala, o Dr. Leonardo Halley ressaltou o árduo trabalho de coleta de estudos, revisão técnica e publicação, que consumiu quase três anos. “Essa obra apresenta, de forma científica, o trabalho realizado pelos profissionais do CEIR nas atividades de reabilitação. Trata-se de obra de grande envergadura, que traduz a importância do CEIR no trabalho de reabilitação de pessoas com deficiência no Estado do Piauí”, disse. O organizador destacou o fato de a obra estar acessível através da internet, de forma gratuita. “É um livro técnico-científico, mas, também uma obra que reúne histórias de quem trabalha e de quem é paciente aqui no CEIR”, disse, manifestando o desejo de que a obra seja útil a estudantes, profissionais e pesquisadores. “Esse livro é importante não só por trazer respostas para questões técnicas, mas para possibilitar a consulta para quem quiser conhecer o retrato do trabalho do CEIR, ao longo desses últimos anos”, diz Halley.
OBRA TRAZ RECONHECIMENTO ACADÊMICO PARA PESQUISAS DO CEIR
A Profa. Dra. Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger disse, em seu discurso, que “Reabilitação: Teoria e Prática” reúne pesquisas fundamentadas, tanto por seus conceitos teóricos como pelo acúmulo de experiências práticas. “O livro tem a função de somar e, não, de esgotar o debate sobre o processo de reabilitação”, disse. Ela explicou que o livro pretende apontar novas formas de caminhar nesse processo, muitas vezes, complexo e desgastante, “por envolver não só a perspectiva do paciente, mas também do cuidador, da família e dos profissionais”, explica.
Membros do Conselho Editorial da obra também falaram na cerimônia de lançamento. A profa. Dra. Lúcia Vilarinho, Coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/UFPI), afirmou que toda produção de conhecimento costuma ser um ato singular de criação de novas ideias e/ou de inovação sobre algo já conhecido, e que, ao ser publicada estabelece uma dialogia com o mundo a partir dos leitores da obra. Para ela, a coletânea “Reabilitar: Teoria e Prática” já nasce coletiva. “Como representante da UFPI e do NESP, registro a minha honrosa satisfação de estar com a Associação Reabilitar – nesta produção científica que está sendo entregue ao mundo, de forma impressa e digital, sob a batuta da editora Lestu”, destaca.
“De autoria de mais de uma centena de profissionais que entregam à comunidade acadêmico-científica o conhecimento acumulado em seus estudos e experiências de trabalho em saúde, sob a perspectiva de equipes multidisciplinares de atuação interprofissional necessárias para o atendimento das necessidades de saúde de pessoas com deficiência, a obra também dá voz aos movimentos sociais e entidades representativas do segmento”, disse.
Organizadores
Leonardo Halley Carvalho Pimentel
Doutor e Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Médico neurologista com residência médica no IAMSPE/SP. Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia. Coordenador do Centro de Estudos do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR). Docente em cursos de graduação na área médica.
Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger
Doutora e Mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Administração em Recursos Humanos / UFPI. Experiência profissional – execução, gestão e avaliação de serviços, programas e políticas públicas. Docente em cursos de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu). Assistente Social. Principais temas de interesse, investigação e atuação: Políticas Públicas; Assistência Social; Famílias; Criança e Adolescente; Direito à Convivência Familiar e Comunitária; Saúde da família e Comunidade; Pessoa com Deficiência; Organização Comunitária; projetos sociais. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa. Experiência e participação em Instâncias de Controle Social. Atuação como supervisora do setor de Serviço Social (CEIR) 2008 a 2020.
FICHA TÉCNICA DO LIVRO
PIMENTEL, Leonardo Halley Carvalho; CRONEMBERGER, Izabel Herika Gomes Matias. Reabilitação: Teoria e Prática [livro eletrônico] / Leonardo Halley Carvalho Pimentel e Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger (Orgs.). São Paulo: Lestu Publishing Company, 2022. 697 f. online. ISBN: 978-65-996314-4-3
DOI: 10.51205/lestu.978-65-996314-4-3