Desde sua criação, a Jornada Científica de Serviço Social tem se destacado como um evento essencial para a disseminação de conhecimentos, a troca de saberes e a construção de parcerias colaborativas. Organizada pelo Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em conjunto com diversos parceiros, a jornada reuniu discentes, docentes, profissionais de serviço social e pesquisadores renomados em sua mais recente edição.
A Lestu foi a editora responsável pela tarefa de documentar as produções apresentadas na Jornada Científica de Serviço Social. Os trabalhos estão em dois volumes: um, reunindo os trabalhos de 2021, e o outro, com trabalhos de 2023. Os anais tem a função de encapsular, de forma técnica, uma variedade de temas de relevância social que afetam tanto a sociedade brasileira quanto a piauiense. Sua maior importância, no entanto, está em preservar as pesquisas e contribuir para sua difusão entre os pares, garantindo, também, a perpetuidade dessas contribuições científicas.
Desde sua primeira edição em 2007, a Jornada Científica de Serviço Social vem desempenhando um papel fundamental na socialização de conhecimentos, na divulgação de trabalhos científicos e na promoção de experiências profissionais significativas. Nesse sentido, destaca-se a colaboração entre o Departamento de Serviço Social da UFPI, o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) Piauí, o Centro Acadêmico de Serviço Social, e entidades como a FATEPI e o CNPQ, que empregaram recursos para que os eventos 2021 e 2023 ocorressem.
Entre os temas explorados na Jornada Científica de Serviço Sociais ao longo dos anos, estão questões cruciais como “Políticas públicas e impasses do trabalho social territorializado”, “Ditadura e democracia no Brasil: impactos no exercício profissional do assistente social”, “Serviço Social, democracia e participação”, “Serviço Social no contexto da pandemia: desafios para a formação e o trabalho profissional” e “40 anos do curso de Serviço Social da UFPI”.
A JCSS UFPI permite o intercâmbio de ideias
Para a professora Sofia Laurentino, uma das organizadoras do evento, ao longo das diferentes edições da Jornada, pesquisadores renomados vindos de diversas instituições do Brasil e do Estado do Piauí contribuíram com seus conhecimentos e perspectivas. “Esse intercâmbio de ideias não apenas enriqueceu o debate sobre as temáticas em foco, mas também fomentou a criação de alianças e parcerias entre universidades, instituições e núcleos de pesquisa. Isso, por sua vez, fortaleceu a produção de conhecimento científico e a promoção de ações concretas no campo do serviço social”, explica.
Para além das questões acadêmicas, a Jornada Científica de Serviço Social se estabeleceu como um importante evento para a troca de experiências profissionais e a atualização sobre os desafios e avanços na área. Através da colaboração entre discentes, docentes, profissionais e pesquisadores, o evento continua a moldar o campo do serviço social e a contribuir para o desenvolvimento social e humano do Piauí e do Brasil.
ACESSE OS PROCEEDINGS
Os trabalhos estão acessíveis em dois formatos: a versão paginada em html e a versão em pdf, para download.
Página da Jornada Científica de Serviço Social.
** JCSS UFPI 2021 – Anais 2021 Versão Paginada. Versão em pdf.
** JCSS UFPI 2023 – Anais 2023 Versão Paginada. Versão em pdf.