O livro Estações da Vida”, do professor, acadêmico e gestor universitário Alisson Dias Gomes, foi lançado em uma concorrida noite de autógrafos no último dia 31 de agosto, no Anexo II do Centro Universitário Santo Agostinho.
Jornalista, professor e gestor universitário, Alisson Dias Gomes, firma-se como cronista com a estreia de seu “Estações da Vida”. Publicado pelo Selo Versa, da Editora Lestu, o livro traz a proposta de transformar as reflexões sobre o dia a dia, em textos saborosos e reflexivos.
O livro é uma coletânea de crônicas cuidadosamente selecionadas a partir de sua coluna semanal no Jornal O Dia. Assim, “Estações da Vida” visa compartilhar experiências, emoções e perspectivas únicas de alguém que é, ao mesmo tempo, professor universitário, jornalista e pesquisador. “Eu tenho uma produção acadêmica científica. Já tive a oportunidade de escrever com alguns colegas da minha instituição e de outras instituições. Mas nessa proposta de livro literário, de ideias, de pontos de vista, onde a gente consegue expor, apresentar ideias mais soltas, mais espontâneas”, explica.
O lançamento de “Estações da Vida” tornou-se um marco na carreira literária de Alisson. E ele expressou sua alegria por essa nova jornada: “Esse é o resultado de um convite, de uma provocação que recebi ao longo dos últimos anos de vários amigos e amigas que são leitores desses textos que são publicados no jornal O Dia semanalmente. Sempre traziam essa ideia de que eu reunisse meus textos, de que eu criasse uma coletânea com algumas ideias sobre alguns temas, algumas inquietações, algumas partilhas que eu faço. E dessa lógica constante dessa convocação, eu tive realmente a ousadia de dizer: ‘Vamos lá, vamos reunir'”, explica.
Com uma carreira que transita entre o jornalismo e a literatura, Alisson Dias Gomes deseja fazer, com o seu livro, um convite para refletir sobre a jornada humana. Como um apaixonado pela arte de contar histórias, Alisson nos lembra da beleza e da importância de dar voz às nossas experiências e perspectivas individuais: “Atrevo-me a me posicionar sobre temas sutis ou espinhosos, expondo-me de corpo e de alma ou tão somente dando vazão à imaginação por meio de estórias, tecendo capítulos, agora em fase de agrupamento, para plasmar retratos de uma época feitos por uma ótica bem particular de quem está quase sempre aberto a aprender e a ressignificar”, disse.
Evento de lançamento
A noite do dia 31 de agosto foi repleta de emoções literárias. O evento marcou não apenas a chegada de uma obra literária que promete tocar os corações dos leitores, mas uma nova etapa na vida do autor.
A professora e jornalista Kelma Gallas, atuando como mestre de cerimônias, deu início à noite, saudando a todos e destacando a importância desta ocasião especial: o lançamento de “Estações da Vida”, um livro que carrega consigo o espírito das reflexões profundas e inspiradoras do autor. Em um toque inovador, o book trailer do livro foi exibido aos presentes. O audiovisual, produzido pela TVM Filmes, proporcionou um vislumbre vívido das experiências sensoriais contidas no livro.
Agradecimento aos Patrocinadores
Em um gesto de gratidão, Alisson Dias Gomes fez questão de expressar seu reconhecimento aos patrocinadores que tornaram possível a realização deste projeto literário. O Centro Universitário Santo Agostinho, citando-se, em sua fala, a Reitora Emérita D. Yara Lira, a Reitora Antonieta Lira e Silva, a Pró-Reitora Administrativa Indira Maria de Melo Lira Pereira da Silva, a Diretora de Comunicação e Marketing, Penélope Lira, e o deputado federal Átila de Melo Lira. Também foram lembrados a Clínica Fabrício Viana e a Pousada Paraíso dos Lençóis, que também receberam a gratidão do autor.
A noite seguiu com a apresentação do autor feita pela professora Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger, coordenadora de Pós-Graduação no UNIFSA. Ela compartilhou insights sobre a obra e destacou a singularidade de Alisson Dias Gomes como escritor, acadêmico e ser humano. Ela fez uma apresentação versificada, dando mais dinamismo e humor à sua fala:
Minha gente da licença q agora eu vou contar a história de um homem gigante, com predicados impressionantes e vai ser de emocionar! (…) Com currículo invejável, Alisson vem com toques de criatividade, de envolvimento e de empatia, despontando com um dos novos cronistas e em meio a parcerias, tem feito ciência em sua jornada da vida!
E pra provar essa verdade, hoje começa mais uma nova jornada, olha que felicidade, lançando um livro que traz especificidades, tratando das estações da vida, em diferentes abordagens!
(Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger)
Em um emocionante momento internacional, a professora Maribel Rodríguez Fidalgo, que assina o prefácio da obra, fez uma conexão direta com o autor para expressar seu apoio e compartilhar palavras de encorajamento. Essa ponte entre culturas e línguas ressaltou a universalidade das mensagens presentes em “Estações da Vida”.
Bate-Papo do autor com o Professor Edjofre Coelho
Para mergulhar ainda mais na mente criativa por trás do livro, o professor Edjofre Coelho, diretor de Ensino do UNIFSA, conduziu um bate-papo literário com Alisson Dias Gomes. Este diálogo revelou os pensamentos, inspirações e aspirações que moldaram o autor e sua obra.
Uma das primeiras provocações foi à respeito da seleção de 60 crônicas entre as centenas que já publicou ao longo de quase 10 anos no Jornal O Dia:
Eu gosto muito de muitos textos e tem muitos textos que geram repercussões, retornos, inclusive surpreendentes. Então assim, esses 60 textos foram escritos e selecionados de um intervalo de tempo de 2018 e 2021, que foi o período de muita transição no mundo. Com essas mudanças no mundo, acho que eu mudei muito também: amadureci muito pelo que eu vivi, pelo o que eu vi, pelo que eu observei, pelo o que eu senti. Decidi reunir textos que pudessem representar fases da vida, porque o ser humano é muito de fases, de ciclos. Então, a ideia do Estações da Vida, veio dessa ideia. Cada estação representa tem algo muito marcante. O verão é muito solar, é muito iluminado, é muito pra rua, é muito festivo, é muito sol. Então eu escolhi quinze textos que são muito efusivos, em que a gente consegue identificar, na sequência textual, esse esse ar que a estação do ano traz.
(Alisson Dias Gomes)
Para Alisson, o processo de escrita deste livro também representou um amadurecimento pessoal e uma conquista de confiança para se posicionar e se expressar livremente. Ele mencionou a influência da reitora da Faculdade Santo Agostinho, onde se formou, como um exemplo de determinação que o inspirou a buscar sua própria voz na sociedade. “Esse é um livro que é um fruto de muitas provocações que eu fui recebendo ao longo da vida e de vários amigos. À medida que eu fui escrevendo, fui ganhando confiança, fui me sentindo mais à vontade pra escrever, pra me posicionar, pra me permitir”, explicou. Para ele, os texto refletem muito a realidade, o cotidiano do dia a dia das pessoas, das pessoas comuns, dos amigos. “Assim, algumas histórias são biográficas, mas são revestidas de elementos pra que nem tudo seja tão tão identificado. Então, surgiu dessa ideia. Eu também já estava pensando nisso, pois esse livro reflete um amadurecimento, que está muito ligado à ideia de quem você é na sociedade e no lugar que você está inserido nela”, disse.
Sessão de Autógrafos e Encerramento
Com os corações aquecidos pelas palavras e pela atmosfera literária, a noite culminou na tão aguardada sessão de autógrafos. Os leitores tiveram a oportunidade de se aproximar do autor, compartilhar suas impressões e levar para casa uma cópia autografada de “Estações da Vida”.
O lançamento do livro “Estações da Vida” foi um evento que celebrou não apenas a literatura, mas também a capacidade da escrita de transcender fronteiras, conectar culturas e inspirar reflexões profundas. Alisson Dias Gomes, com sua estreia literária, demonstrou que as palavras têm o poder de tocar os corações e unir as pessoas em torno de histórias que ressoam com a experiência humana.
GALERIA