Search
Close this search box.
EnglishPortugueseSpanish
Search
Close this search box.
EnglishPortugueseSpanish

Estudos Disciplinares

Livro “Mídia e Contemporaneidade: estudos transdisciplinares” é publicado

Acaba de ser publicada pela Lestu, a coletânea Mídia e Contemporaneidade: estudos transdisciplinares, organizada pelas professoras doutoras Marta Maria Azevedo Queiroz e Nilsângela Cardoso Lima, do Programa de Pós-Graduação e Comunicação da Universidade Federal do Piauí (PPGCOM-UFPI), em parceria com a Profa. Dra. Thaísa Cristina Bueno, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado) da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz.
O livro foi lançado no dia 7 de abril de 2022, no canal da Lestu, com transmissão simultânea para o linkedin e Facebook. Assista pelo link: https://youtu.be/EBjVW5zX8zQ

O livro apresenta resultados de pesquisas sobre as inúmeras possibilidades do fazer Comunicação na contemporaneidade e sua transdisciplinaridade com diversas áreas do conhecimento. Ao expandir o olhar para a comunicação contemporânea, a partir de pesquisas correlacionadas com outras áreas do conhecimento, a obra pretende estender a compreensão da atualidade, seus tensionamentos, avanços, disputas e crises, a partir de diferentes aportes teórico-metodológicos.

Para a profa. Dra. Nilsângela Cardoso Lima, a coletânea Mídias e contemporaneidades: estudos transdisciplinares oportuniza que pesquisadores, “a partir de suas bases teóricas e metodológicas, apresentem olhares diversos, críticos e reflexivos sobre os processos comunicacionais em diferentes contextos históricos e sua relação com a sociedade”. Em uma outra perspectiva, a Profa. Dra. Thaísa Cristina Bueno exaltou as possibilidade de crescimento acadêmico, ao dizer que “participar da coletânea é uma forma de diálogo entre áreas com o intuito de compreender a atualidade e seus tensionamentos”. Já a profa. Dra. Marta Maria Azevedo Queiroz enfatizou as possibilidades de crescimento acadêmico por meio da divulgação. “A Publicação científica é o caminho para expor para sociedade o pensamento individual e coletivo de uma comunidade, com isso consolida-se o livre pensar como um dos alicerces da democracia”, disse.

A profa. Dra. Reia Silvia Rios Magalhães, professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí – UFPI, destacou as contribuições da obra para os estudos de mídia:


Este estudo tem como objetivo refletir sobre o tema da midiatização da educação superior, dando visibilidade ao processo de midiatização da sociedade e destacando as tensões e as controvérsias entre os diferentes autores, ao discutirem se os dispositivos midiáticos têm somente o lado positivo, que oferecem transformações, ou também apresentam pontos negativos, que não resolvem os problemas sociais e acadêmicos, levando ao que chamamos de reificação tecnológica.

Profa.Dra. Reia Magalhães
Professora Adjunta UFPI



O autor Jailson Dias de Oliveira, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPI e Professor da Faculdade R. Sá, explica a relevância de sua pesquisa. Segundo ele, a publicação se destacou para além da escola e servia como referência para a população local, tratando de temas diversos. 

“O artigo ‘O jornal Flâmula e a formação do ‘laço social’ através da imprensa estudantil em Picos (PI)’, busca descortinar o papel exercido pela imprensa estudantil como elo na sociedade picoense do início dos anos 1950”, informa o Prof. Jailson Dias de Oliveira.

 

Fabrícia Karla de Oliveira Santos Pereira e Anna Karollina Oliveira Silva, autoras do artigo “O consumo de moda durante a pandemia da Covid-19: os discursos no perfil @voguebrasil”, estudaram os discursos sobre moda, pandemia da Covid-19 e isolamento social, publicados no Instagram pelo perfil @voguebrasil no ano de 2020, ano referente ao início da pandemia Covid-19 no Brasil. O intuito foi identificar as estratégias discursivas de perfis especializados em moda para incitar ao consumo de novos produtos. “É possível perceber que a tecnologia e as redes sociais, se tor-naram ferramentas fundamentais na disseminação e no consumo de produtos de moda durante a pandemia Covid-19”, concluem.

No capítulo 1 do livro (Era do acesso, do excesso e do protesto: como o Consórcio de Veículos de Imprensa se tornou um triunfo do espetáculo) trazemos uma reflexão sobre o jornalismo durante a pandemia de Covid-19 por meio do trabalho desenvolvido pelo Consórcio de Veículos de Imprensa, uma ação colaborativa entre seis empresas de comunicação, que foi uma estratégia de sobrevivência num momento crítico vivenciado em maio e junho de 2020, no auge da pandemia.

No contexto da sociedade em rede, a internet ajuda a amplificar ideias e mobilizar organizações para levantar causas. E foi por meio da internet e do jornalismo de dados que o fluxo do processo comunicacional pôde se manter, para informar a sociedade sobre a evolução do coronavírus e possibilitar a tomada de decisões. Elaine Cristine Souza Silva (Professora)

FICHA TÉCNICA

QUEIROZ, Marta Maria Azevedo; LIMA, Nilsângela Cardoso; BUENO, Thaisa Cristina.
Mídia e Contemporaneidade: estudos transdisciplinares / Marta Maria Azevedo Queiroz, Nilsângela Cardoso Lima e Thaisa Cristina Bueno. (Orgs.). São Paulo: Lestu Publishing Company, 2022

Acesse o flipbook da obra
Baixe gratuitamente

OUTROS POSTS

A EDITORA

LIVRARIA

PERIÓDICOS

A LESTU

Editora especializada em publicações acadêmicas, a Lestu integra a comunidade de ciência aberta. Nossos livros
acadêmicos são publicados sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY)