Search
Close this search box.
EnglishPortugueseSpanish
Search
Close this search box.
EnglishPortugueseSpanish

LANÇAMENTO

“Recrutamento e Seleção de Pessoas na Era Digital” será lançado no UNIFSA

“Recrutamento e Seleção de Pessoas na Era Digital”, de autoria de Rhubens Ewald Moura Ribeiro e Dâmaris Gomes de Araújo Ferreira, será lançado no próximo dia 17 de novembro, às 18h30, na Sala de Conferência do Centro Universitário Santo Agostinho. O trabalho é resultado de uma pesquisa de PIBIC (Programa de Iniciação Científica do UNIFSA), com o tema: Recrutamento e seleção de Pessoas na era digital. Na perspectiva de refletir sobre os desafios e benefícios enfrentados pelas empresas que adotam o recrutamento e seleção online, o livro traz à discussão as mudanças ocasionadas pelas tecnologias no âmbito dos recursos humanos.

Ao longo dos anos, o processo de recrutamento e seleção passou por mudanças significativas, especialmente com o avanço da tecnologia. Essas mudanças contribuíram para a emergência do conceito de RH 4.0, um processo que incorpora sistemas, plataformas e redes sociais para agilizar o recrutamento e seleção. O uso de plataformas digitais tornou-se fundamental para encontrar e selecionar candidatos, tornando o processo mais diversificado e eficiente.
Para os autores, no modelo de recrutamento tradicional, eram utilizados meios de preenchimento de posições técnicas, como cadernos de emprego e anúncios de vagas em jornais do país. Assim, o modelo tradicional de recrutamento e seleção acontecia nas seguintes etapas: identificação da necessidade de repor uma vaga, divulgação da vaga com uma descrição sucinta em um jornal de grande circulação, recebimento de currículos e posterior triagem dos candidatos que mais se enquadram nas características divulgadas, confirmação dos aprovados e contato telefônico para participar das dinâmicas necessárias, e, por fim, a apresentação da documentação necessária para iniciar as atividades no novo trabalho.

O livro ressalta que a era digital trouxe uma gestão mais eficaz das informações do processo de recrutamento e seleção, otimizando etapas e facilitando a divulgação de vagas. “Com o auxílio da internet nos processos de Recrutamento e Seleção, estima-se que um processo pode durar de 18 a 20 dias para a contratação de novos funcionários, mas esse tempo pode variar de acordo com o funcionamento objetivos de cada empresa”, explica Dâmaris.
A obra também destaca o uso da inteligência artificial (IA) nos processos de RH, que está revolucionando a maneira como as organizações recrutam e selecionam talentos. Essa mudança exige investimentos e adaptação tanto por parte das empresas quanto dos candidatos, representando um salto qualitativo em relação ao antigo RH analógico.
Como repositório de reflexões sobre esse processo de Recrutamento e Seleção, o livro é um recurso valioso para profissionais de RH, estudantes e qualquer pessoa interessada na revolução que a era digital trouxe para o mundo do recrutamento e seleção. “O livro vai servir tanto para as organizações que trabalham com isso, como para o profissionais que precisam se atualizar e conhecer diversas ferramentas, até pessoas que estejam passando pelo processo de recrutamento e seleção, e que busquem novas vagas”, diz o professor Rhubens.

O livro está disponível para download na livraria da Lestu. Acesse aqui


OUTROS POSTS

A EDITORA

LIVRARIA

PERIÓDICOS

A LESTU

Editora especializada em publicações acadêmicas, a Lestu integra a comunidade de ciência aberta. Nossos livros
acadêmicos são publicados sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY)