A obra “Biomecânica dos Agachamentos: Ciência e Prática”, de autoria de Diogo Martins Ribeiro e Caleb Siloé Ben Silva foi lançada num webinário no dia 19 de agosto. O evento de lançamento foi mediado pelo biblioteconomista Edson Rodrigues Cavalcante, que assina a supervisão técnica da obra. O livro é a mais nova publicação da Lestu Publishing Company, editora científica e acadêmica que publica trabalhos relevantes, com acesso livre e universal, sob a licença Creative Commons.
Caleb Silva, graduado em Educação Física pelo Centro Universitário da Faculdade de Educação e Meio Ambiente UNIFAEMA, de Rondônia, Especialista em Docência do Ensino Superior, pelo Centro Universitário de Maringá UNICESUMAR, e especialista em musculação e condicionamento físico pela Universidade Leonardo da Vinci Uniasselvi, de Santa Catarina. Caleb explica que “Biomecânica dos Agachamentos” surgiu depois de um ano de trabalho exaustivo de pesquisa. A obra, segundo ele, “Biomecânica dos Agachamentos: Ciência e Prática” é uma obra especialmente voltada para os profissionais que atuam com o movimento humano e para os acadêmicos em formação, e, também, para os que atuam ou pretendem atuar com o Treinamento Resistido com Pesos (Musculação).
Para Caleb, e obra reúne noções científicas de todos os movimentos. Ele lembra que o termo “biomecânica” diz respeito à análise científica da mecânica dos organismos vivos. No caso dessa obra, explica-se como a melhor forma do agachamento ser feito. “Se vamos agachar, já faz uma flexão de quadril. Essa reflexão de quadril alivia os joelhos”, disse. “A falta de estabilidade no movimento gera pressão nos joelhos, provocando lesões”, completa. Assim, o foco do livro é garantir a segurança do movimento. “Queremos modificar o corpo do aluno, do atleta, e gerar resultados. Mas o ponto inicial desse movimento é a segurança. É isso que nós buscamos primeiro, depois é que vamos entregar as outras melhorias”, explica.
Segundo ele, o processo de produção da obra foi resultado de uma parceria baseada na complementariedade. “Eu e Diogo combinamos. Eu sou mais técnico, especialmente, na parte prática. Já o Diogo é mais da parte teórica. Então, juntamos as inteligências, conseguimos fazer essa obra que é resultado de uma trajetória”, explica. A obra irá funcionar com um manual de orientação para a prática de agachamentos. “Trabalhamos a parte técnica, e até, eliminando alguns tabus ou mitos. por exemplo, quanto ao posicionamento dos pés, a abertura das pernas, a diferença do agachamento praticado por homens e mulheres, que têm posições cinéticas diferentes”, disse. O autor explica o livro traz os conhecimentos necessários para a boa prática dos agachamentos, de forma segura e saudável, favorecendo a diminuição dos riscos de lesões. “O agachamento é um dos exercícios mais disseminados que existem, e, também, um dos mais eficientes para melhorar a performance, para o fortalecimento corporal e para o aumento de hipertrofia muscular, especialmente, dos músculos do quadril”, explica.
Caleb explica que suas inquietações científicas ainda não cessaram. Ele pretende publicar outros livros sobre outros tipos de movimentos. “Estou com um projeto de produzir uma análise mecânica dos movimentos de remadas”, disse. Ele explica que deseja continuar sempre aprimorando e entregar conteúdos de qualidade. “Além de contribuir para elevar o nível da produção científica na Educação Física, quero estar presente em eventos de grande nível, em eventos onde só algumas regiões participam. Isso depende de mim, como profissional. Estamos buscando esse objetivo”, explica.